quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Criadores de dificuldades




É impressionante como existem pessoas que, nas mais variadas situações possíveis e imagináveis, adoram criar complicações e empecilhos. A estes eu chamo carinhosamente de "criadores de dificuldades". Existem pessoas com este perfil em todos os lugares: nas empresas, no trânsito, nos bancos, nos serviços públicos (principalmente!), em nossas famílias, ou seja, em cada esquina. Se tem uma coisa que estas pestes adoram é te atrasar a vida de qualquer forma que seja. Parece que eles nasceram para serem pedras em qualquer engrenagem.

Você está no trânsito tentando mudar de faixa com a seta piscando freneticamente há um kilometro, mas o espírito de porco ao lado não dá espaço para você entrar. Você está tentando abrir uma conta na Caixa Econômica e, devido a uma bendita letra errada no nome da sua mãe no cadastro da Receita Federal, o senhor boa vontade te impede de abrir a conta (dica: se você já passou por isso, basta ir em outra agência da Caixa que tudo se resolve). Aparece uma situação não prevista no seu ambiente de trabalho e, ao solicitar auxílio para a pessoa que poderia te ajudar, você escuta toda uma ladainha repleta de má vontade de que, para te atender, será necessário matar 2 dragões e que o prazo combinado da atividade corrente será perdido (mesmo quando o que você está pedindo é a coisa mais ridícula e simples do mundo e você sabe que o sacana vive navegando na Internet durante o expediente). Você vai até a Serasa para retirar o e-CNPJ da sua empresa e a mal amada que te atende insiste que seu sócio, que mora no Rio de Janeiro, precisa estar de corpo presente para poder dar continuidade ao processo, mesmo quando você é o representante legal da empresa (outra dica: se você também já passou por isso, basta ir a outra agência da Serasa... novamente, tudo se resolve). Você liga para uma ONG para oferecer trabalho especializado e voluntário (ou seja, de graça!) em seu tempo livre e os neo-hippies colocam uma série de exigências e pré-requisitos para que você possa "ajudá-los". Você está em um projeto estratégico de substituição da plataforma tecnológica de software de um cliente internacional e que irá trazer redução de custos e melhorias operacionais neste cliente, mas o mala-sem-alça de um usuário chave insiste que a ausência de uma funcionalidade que ele também não tinha no software anterior é impeditiva para a implantação do projeto. Você está preenchendo a sua prazerosa declaração de imposto de renda para a Receita Federal e, apesar de eles terem todos os dados da sua vida, eles te obrigam a informar um número associado à sua declaração de renda do ano anterior, número este gerado por eles próprios. Você liga na secretaria de transporte público da cidade de São Paulo para denunciar irresponsabilidades cometidas por um motorista de ônibus e, apesar de fornecer placa, linha, empresa, data e horário, você não consegue registrar a queixa porque é necessário informar também o número pintado na lateral do ônibus e que você, por acaso, não anotou (e a placa, serve pra quê?). Seu celular com GPS é roubado e você mostra à delegada de plantão da delegacia onde você foi registrar queixa o local onde seu amigo-do-peito se encontra neste exato momento, porém, a única coisa que ela faz é questionar a confiabilidade e precisão do seu GPS. Bem, como se pode ver, a lista é extensa e cada um sinta-se livre para adicionar seus próprios "causos"...

Por isso, se você é um daqueles que, independente do pretexto, adoram criar complicações, lhe faço um pedido: pára de criar dificuldades, cacete!

A gente agradece.

Nenhum comentário:

Postar um comentário